c9ff3986f48c4cf69f3ea640d54915b7

O que é o Ébola?

Aprende sobre o Ébola.

O Ébola (até há pouco tempo conhecida como febre hemorrágica de Ébola) é uma doença grave, muitas vezes fatal, com uma taxa de mortalidade de até 90%. A doença afecta o ser humano e os primatas não-humanos (macacos, gorilas e chimpanzés). Esta doença surgiu pela primeira vez em 1976, em dois surtos simultâneos, um numa povoação situada perto do rio Ébola, na República Democrática do Congo (RDC), e outro numa área remota do Sudão. A origem do vírus é desconhecida, mas, com base nas evidências disponíveis, os morcegos frugívoros da família Pteropodidae são considerados o hospedeiro natural mais provável do vírus Ébola.

O último surto de Ébola registado, que alarmou o mundo inteiro, começou em África Ocidental em Dezembro de 2013 e afectou amplamente a República da Guiné Conacri, a Libéria e a Serra-Leoa. Além disso, países como a Nigéria, RDC, Senegal, Mali, Espanha e Estados Unidos registaram também casos de Ébola.

O risco de um surto epidémico de Ébola em Moçambique continua a ser baixo. No entanto, a possibilidade de contágio por pessoas que estiveram a viajar nos países afectados, ainda existe devido aos movimentos fronteiriços.

Durante a emergência em Africa Ocidental, o Ministério da Saúde priorizou a formação dos profissionais de saúde – nos hospitais, clínicas e postos de saúde – para o cumprimento das medidas de biossegurança que permitem evitar a infecção, assim como implementar um plano de comunicação para fortalecer a componente preventiva e desencorajar a desinformação.

Próximo