41077c509a1e4c87beb45227151e5ea4

Alimentação do bebé e criança pequena

Conselhos sobre a alimentação do bebé e criança pequena.

Em Moçambique, metade das crianças menores de 5 anos sofrem desnutrição crónica. O leite materno é fundamental para o desenvolvimento dos bebés. O leite materno contém anticorpos que ajudam a proteger o bebé contra as doenças. Por outro lado, o leito materno está sempre pronto, não sendo necessário preparar. O acto de amamentar aumenta a ligação afectiva entre a mãe e o filho e estimula o desenvolvimento da criança.

O início da amamentação dentro da primeira meia hora após o parto estimula a produção do leite.

Os bebés que são alimentados só com o leite materno nos primeiros 6 meses de vida crescem melhor e são mais saudáveis do que os bebés que são alimentados com leite artificial.

A partir dos 6 meses de vida, para além do aleitamento materno, a criança precisa de outros alimentos para satisfazer as suas necessidades nutricionais crescentes. Os alimentos devem ser introduzidos de forma gradual e a amamentação deve continuar até aos 2 anos ou mais.

No caso de mulheres infectadas pelo HIV, faz-se também a prática do aleitamento materno exclusivo nos primeiros 6 meses de vida do bebé, com a introdução de alimentação complementar a partir dos 6 meses e continuação da amamentação até aos 12 meses de vida, e ao mesmo tempo dá-se medicamentos anti-retrovirais à mãe e/ou bebé conforme a recomendação dos profissionais de saúde. Isto protege o bebé contra a infecção pelo vírus.

Anterior