e6764163118b4b25966b750f6ab7e5fe

Prevenção da diarreia e cólera

Conselhos sobre a diarreia e cólera.

A diarreia é a eliminação de fezes líquidas fora do normal, 3 ou mais vezes por dia. A diarreia pode deixar o corpo muito fraco, por isso, deve ser tratada imediatamente. Em Moçambique, as doenças diarreicas constituem a quarta principal causa de morte em crianças menores de 5 anos.

A diarreia é causada por micróbios, que são principalmente transmitidos através de mãos sujas, água contaminada e moscas que poisam nas fezes e depois na comida. As moscas ao poisar nas fezes carregam nas suas patas os micróbios que existem nas fezes até a água ou comida, contaminando-as. Por outro lado, a chuva também pode arrastar as fezes que têm micróbios até aos rios e poços, contaminando a água. A água que parece limpa também pode conter micróbios que transmitem doenças, por isso, é importante ferver ou tratar a água para consumo com certeza ou javel.

O leite materno contém substâncias que protegem a criança contra a diarreia. Crianças que não são amamentadas têm um risco elevado de ter diarreia. O uso de biberão sem as necessárias condições para a sua esterilização contribui para o surgimento de casos de diarreia devido ao crescimento de bactérias nos restos de leite que ficam no biberão. O uso de chucha também constitui uma fonte de contaminação oral por bactérias.

Em caso de diarreia prolongada, os sinais de perigo são: muita sede, boca seca, olhos encovados, prega na pele (por exemplo pele do braço que depois de apertar com dois dedos não volta de imediato ao normal), diminuição da quantidade de urina entre outros.

A cólera é uma forma grave de diarreia. Quando não tratada de imediato, a cólera pode conduzir à morte em menos de 24 horas devido à perda de água (desidratação).

Anterior Próximo