d20df2d9e35a44c39f014b3890f97067

Prevenção e tratamento da malária

Conselhos sobre a malária.

A malária é transmitida pela picada do mosquito e é uma das principais causas de morte de crianças menores de 5 anos em Moçambique. Os mosquitos que transmitem a malária levam o micróbio que está no sangue duma pessoa doente para outra pessoa através da picada. Os mosquitos que transmitem a malária picam principalmente à noite. O número de mosquitos aumenta durante a época chuvosa porque precisam da água parada para se reproduzir. Os mosquitos colocam os seus ovos nos charcos ou pequenas colecções de água e assim nascem novos mosquitos. Qualquer pessoa pode apanhar a malária, mas, ela afecta mais as crianças menores de 5 anos, as mulheres grávidas e pessoas com HIV/SIDA, pois, o corpo destas pessoas tem poucas forças para se defender das doenças.

Os principais sinais e sintomas são: corpo quente, arrepios de frio, dor de cabeça, dores nas articulações e em todo o corpo. As crianças ficam quentes, perdem o apetite e deixam de brincar.

A malária requer um tratamento rápido com medicamentos próprios e na quantidade exacta. Quando não tratada pode manifestar-se com convulsões que muitas vezes é confundida com a “doença da lua” (epilepsia). A diferença entre as convulsões da malária e da “doença da lua” é que na malária as convulsões afectam mais as crianças pequenas e são acompanhadas de corpo quente enquanto na “doença da lua” as convulsões afectam mais crianças grandes e adultos e geralmente o corpo não fica quente.

Anterior Próximo