1d356f9cf27b4e5ba5e3b80b93d56737

Prevenção e tratamento do HIV/SIDA

Conselhos sobre o HIV/SIDA.

O Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV) é um vírus que ataca o sistema de defesa das pessoas, enfraquecendo-o, facilitando desse modo a entrada de agentes causadores de doenças.

A prevalência de HIV em Moçambique, entre a população dos 15 aos 49 anos é de 11,5%.

A maior parte das mulheres infecta-se em idades mais jovens do que os homens e, em muitos casos, através de relações sexuais com homens mais velhos.

A principal forma de transmissão do HIV é através de relações sexuais não protegidas com pessoas infectadas pelo HIV. Um dos factores que contribui para a propagação do vírus é o facto de as pessoas, além do parceiro fixo, terem vários parceiros sexuais em simultâneo e estes parceiros terem também por sua vez, outros parceiros.

O HIV também pode ser transmitido através de mãe infectada para o seu bebé (transmissão vertical), transfusão de sangue infectado pelo HIV e uso de agulhas, lâminas e outros objectos cortantes ou perfurantes infectados pelo HIV.

O HIV pode ser prevenido tendo um único parceiro sexual, e, caso não saiba o seu estado em relacção ao HIV ou se for HIV positivo recomenda-se o uso do preservativo.

A transmissão do HIV de mãe para o seu bebé pode ser prevenida através de medicamentos anti-retrovirais.

As pessoas com SIDA podem ser tratadas, melhorando a sua qualidade de vida, mas o SIDA ainda não tem cura.

The Internet of Good Things