smsbiz perguntas relacionamentos

Perguntas frequentes: Relacionamentos

Respostas a perguntas sobre Relacionamentos

8 Comentars

Qual é a idade própria para iniciar um relacionamento?

Olá, não existe a idade certa para iniciar um relacionamento, mas a idade aconselhável é depois 18 anos pois nesta idade a pessoa já esta preparada psicologicamente para lidar com as emoções do relacionamento e tem maturidade para procurar mais informação sobre relacionamento para que saiba fazer escolhas assertivas. Visto que início precoce ou precipitadas de relacionamento pode por em risco o futuro e inclusive a vida da pessoa. A relação sexual tem consequências emocionais e de saúde. Uma relação sexual segura é aquela que se mantem com um/a parceiro/a e que se faz a dupla protecção – uso do preservativo feminino ou masculino e um método contraceptivo – para a protecção contra as ITSs, incluindo o HIV, e da gravidez não planeada. De qualquer forma, procura a unidade sanitária mais perto de ti para poderes ter mais informação. Vai com o/a teu/tua parceiro/a. Um casal informado faz escolhas saudáveis e é mais feliz.

.

Meu marido me traiu com uma vizinha o que faço?

Olá, essa é uma situação difícil de lidar com ela porque é uma quebra da confiança que se tem no parceiro, e se têm filhos pode ser mais complicado tomar decisões decisivas de separação. O importante é evitar tomar decisões que depois nos arrependemos. Neste tipo de situação, se tens provas disso, deves arranjar formas de conversar com teu marido e juntos vão saber como resolver esse problema. Se vês que isso te sufoca procura uma pessoa da tua confiança que achas que te pode ajudar como por exemplo madrinha, prima, ou líderes da tua igreja, e desabafa com eles. Evita tomar decisões com a cabeça quente. O melhor momento para se resolver problemas é quando estamos calmos. Se sentires que não tens como ficar na relação também estás no teu direito de sair dessa relação e, se tiverem filhos, juntos decidirem como tomar conta deles.

.

Porque os homens pensam que podem decidir pela vida do parceiro?

Olá, esse pensamento é fruto da influência das bases culturais e sociais em que o homem foi educado. O homem aprende que é a cabeça da casa e que, por isso, ele pode decidir sobre tudo. Mas actualmente as coisas já estão a mudar e alguns homens sabem que apesar de serem cabeça da casa não são somente eles que devem decidir, mas sim, as decisões são tomadas em conjunto, como casal com o/a parceiro/a. Essa mudança é gradual mas já é importante.

.

Será que as mulheres agora querem ter domínio sobre os homens?

Olá, não é exactamente dominar os homens, mas as mulheres estão a lutar pelo seu espaço na sociedade onde elas podem também participar na tomada de decisões sobre as suas vidas e suas famílias assim como os homens fazem. Elas querem igualdade de escolhas e de oportunidades.

.

Como fazer para agradar meu namorado para que ele não me deixe?

Olá, para agradar o teu namorado o primeiro passo é conheceres o que ele gosta. Para isso conversem bastante, sejam amigos e façam programas juntos. Assim estão os dois a conhecer-se um ao outro e fortalecem a vossa relação. No meio da conversa e de forma carinhosa podes-lhe perguntar o que ele acha que podes melhorar no vosso relacionamento. Acima de tudo demostre – lhe que o amas, se ele também te ama vai querer fazer por ti o mesmo que fazes por ele – vai querer conversar contigo, passear, saber como te agradar, e ser teu amigo.

.

Meu namorado deixou-me por eu não aceitar sexo sem protecção, o que faço?

Olá querida, relaxa quem ama protege e respeita a decisão da parceira. Se ele te deixou porque querias que vocês tivessem relações protegidas a atitude dele revela que não sentia amor por ti. Fica calma e aguarda no momento certo vais conhecer alguém que te ame de verdade.

.

Meu marido prefere estar com amigos que comigo, será que não me ama?

Olá, ele pode te amar só que há muitos factores que podem influenciar para que ele se sinta à vontade com amigos. Isso depende da base cultural e daquilo que na opinião dele é ser esposo, ele até pode pensar que esta fazer te feliz. Para ultrapassar essa situação conversa com ele e durante a conversa faz-lhe essa pergunta. Certamente ele vai responder e perceberá que tu precisas mais da presença dele ao teu lado. Faz tudo de forma carinhosa e demostrando amor, sem gritar nem ameaçar. Demonstra apenas que o amas e que assim como ele passa tempo com os amigos também gostarias que vocês tivessem tempo juntos. Podem combinar programas com outros amigos e também podem combinar programas só dos dois. É importante que os casais partilhem programas.

.

O meu namorado força-me a relacionar-se sexualmente com ele, eu já disse a ele que ainda não me sinto preparada para o sexo e ele diz que vai terminar o namoro por conta disso. O que devo fazer? Eu amo muito a ele.

Olá querida, relaxa quem ama protege e respeita a decisão da parceira, então se ele te ameaça deixar porque ainda não te sentes preparada, essa atitude por parte dele revela que não sente amor por ti. Quem ama espera o tempo que for preciso e entende que a relação sexual não é a única forma de demonstração de amor. Há varias formas de namorar sem pensar em fazer relações sexuais. Conversa com ele. Caso ele não mude de atitude não insistas em ficar com ele porque só te vai prejudicar. Espera que encontres alguém melhor que te ame, te respeite, te compreenda e disposto a combinar contigo o momento em que estiveres preparada para iniciar a vida sexual. A relação sexual tem consequências emocionais e de saúde. Uma relação sexual segura é aquela que se mantem com um/a parceiro/a e que se faz a dupla protecção – uso do preservativo feminino ou masculino e um método contraceptivo – para a protecção contra as ITSs, incluindo o HIV, e da gravidez não planeada, por isso, é importante fazer escolhas saudáveis.

.

Como convencer o meu namorado que ainda não estamos preparados para iniciar a actividade sexual?

Olá, só a conversa te pode ajudar a convencê-lo, mas ele só pode aceitar a tua posição se de facto te amar, porque só quem ama, respeita e protege. Conversa com ele e se ele te respeitar e compreender que ainda não estás preparada para iniciar a vida sexual, ele estará disposto a fortalecer a relação contigo até que estejas preparada. A relação sexual tem consequências emocionais e de saúde. Uma relação sexual segura é aquela que se mantem com um/a parceiro/a e que se faz a dupla protecção – uso do preservativo feminino ou masculino e um método contraceptivo – para a protecção contra as ITSs, incluindo o HIV, e da gravidez não planeada, por isso, é importante fazer escolhas saudáveis.

.

Tenho namorado mas a relação está a esfriar porque ele está sempre cansado. O que faço?

Olá querida, é normal que possam haver fases em que as relações sexuais não aconteçam tantas vezes. Procura uma forma de conversares com ele sobre isso, mas deve ser num momento em que estejam felizes. Se descobrires que ele anda mesmo cansado procura outras de forma revitalizar a vossa relação como explorar outras actividades para além das relações sexuais como: passeios românticos, ir ao cinema, deves aproveitar os momentos que estão juntos para fazer lhe massagens para relaxar, e assim, passando tempo juntos e divertidos reacendem a vontade de fazer relações sexuais.

.

Como fazer para informar o meu namorado que já não sinto nada por ele?

Olá, bem essa situação é um pouco difícil mas se isso for verdade vale a pena seres honesto/a. Procura forma de conversar com ele e explica que já não sentes amor por ele. Dá-lhe oportunidade para que ele encontre alguém que realmente o ame. Se ele te ama vai ser difícil ele aceitar mas é melhor ele saber por ti do que viver um amor fingido.

.

Qual é o segredo para assegurar um homem?

Olá, não há uma forma universal aplicável a todos os homens, cada homem é um caso, e cada relacionamento é diferente. O que te posso aconselhar é conversares muito com o teu parceiro e mais do que namorado/a tornares-te amigo/a dele. Durante a conversa e de forma descontraída tenta saber dele que mais espera de um/a parceiro/a, o que mais lhe agrada. Isso dá-lhe espaço para ele se expressar e os dois encontrarem o que acham bom para o vosso relacionamento.

.

Como convencer o parceiro a usar o preservativo?

Olá, para convencer o parceiro a usar o preservativo deves explicar os motivos que te levam a querer usar o preservativo, como por exemplo evitar gravidez indesejada e infecções de transmissão sexual, incluindo o HIV. Também podes explicar que relações sexuais protegidas preservam a vossa relação. Uma gravidez não planeada pode prejudicar em grande parte a vosso futuro, e as ITSs, incluindo o HIV, prejudicam igualmente a vossa saúde, e por via disso a vossa relação. Se ele te ama vai entender porque quem ama respeita e protege. De qualquer forma, procura a unidade sanitária mais perto de ti para poderes ter mais informação. Vai com o/a teu/tua parceiro/a. Um casal informado faz escolhas saudáveis e é mais feliz.

.

O que fazer para convencer a minha parceira a praticar sexo oral?

Olá querido, há fantasias que nem todas as pessoas gostam uma delas é o sexo oral. Se isso é teu desejo conversa com ela de uma forma delicada com amor, sem ameaças e exigências. Se ela achar que pode fazer vai, mas se ela achar que não, deves compreender. Quem ama respeita a decisão da sua parceira. Não se esqueçam de praticar relações seguras. Uma relação sexual segura é aquela que se mantem com um/a parceiro/a e que se faz a dupla protecção – uso do preservativo feminino ou masculino e um método contraceptivo – para a protecção contra as ITSs, incluindo o HIV, e da gravidez não planeada. De qualquer forma, procura a unidade sanitária mais perto de ti para poderes ter mais informação. Vai com o/a teu/tua parceiro/a. Um casal informado faz escolhas saudáveis e é mais feliz.

.

Será que a mulher deve sair de casa sem se despedir com um homem?

Olá, um casal deve ser amigo para que possa dialogar e decidir como as coisas funcionam no seu lar, tanto o homem como a mulher, se estiverem juntos num relacionamento, devem ser honestos, partilhar e combinar como vão ser os seus planos e saídas para melhor coordenação.

.

Como alguns homens podem resolver e ajudar outros homens e mulheres a saberem que quando estou na cozinha não estou a tirar nenhum papel da mulher?

Olá, o primeiro passo é fazer perceber que a sociedade construiu na nossa mentalidade através de formas de educação que cozinha é lugar da mulher, isso era normal nas gerações passadas, mas actualmente já não é conveniente pensar dessa forma. Conversando com eles e mostrando exemplos da sociedade no geral onde tarefas ou profissões que eram olhadas como de homens actualmente tanto homens como mulheres fazem sem que estejam a tirar o papel do outro.

O lar é um espaço de partilha não de opressão, isto é, tanto o homem assim como a mulher devem fazer tudo que estiver ao seu alcance para demostrar que ama, cuida, protege a família, e assim manter e promover a harmonia e felicidade.

.

Ler a seguir:

Perguntas frequentes: SEXUALIDADE

Tem algo a adicionar a este artigo?

Comentar
8 Comentars

Paulino luis 15 setembro 2019

Boa noit

Relatório

Bochechuda 4 setembro 2019

Olá. Faz um bom tempo que meu namorado se distanciou de mim e parece que perdeu interesse por mim não sei o que fazer perante essa situação porque eu amo a ele e ele diz que me ama. Peço ajuda

Relatório

Bochechuda 3 setembro 2019

Olá. Meu namorado perdeu interesse por mim o que devo fazer?

Relatório

Muchanga 30 Agosto 2019

Ola penso ajunda meu marido se nega d ir fazer texte de Hiv sida so pork eu fiz deu negativo

Relatório
The Internet of Good Things