smsbiz perguntas

Perguntas frequentes: SEXUALIDADE

Respostas para perguntas frequentes de adolescentes e jovens

20 Comentars

Os meus pais não falam comigo sobre a sexualidade. O que fazer?

É muito importante falar com os pais sobre a vida sexual pois os mesmos têm experiência de vida e poderão saber quais as fontes de informação segura. É aconselhável pedir maior abertura aos seus pais para que conversem e possas ter as respostas que precisas. Além deles, podes ter a oportunidade de buscar informações sobre sexualidade nas unidades sanitárias, SAAJ, cantos de aconselhamento e com activistas da sua comunidade.

Com quantos anos devo começar a fazer o sexo?

De forma geral não existe uma idade determinada para iniciar a vida sexual, porém a vida sexual exige muita responsabilidade por parte da pessoa que decide iniciar. Deves informar-te sobre os métodos contraceptivos disponíveis nas Unidades Sanitárias, SAAJ, Canto de Aconselhamento a nível dos bairros e escolas. Quanto mais tarde iniciares a vida sexual mais diminui-se a vulnerabilidade de ter uma gravidez precoce e indesejada e de infectar-se por uma ITS.

Será que tem uma idade exacta para iniciar a actividade sexual?

De forma geral não existe uma idade determinada para iniciar a vida sexual, porém a vida sexual exige muita responsabilidade por parte da pessoa que decide iniciar. Deves informar-te sobre os métodos contraceptivos disponíveis nas Unidades Sanitárias, SAAJ, Canto de Aconselhamento a nível dos bairros e escolas. Quanto mais tarde iniciares a vida sexual mais diminui-se a vulnerabilidade de ter uma gravidez precoce e indesejada e de infectar-se por uma ITS.

O que é sexo oral?

Sexo oral consiste em toda a actividade sexual no qual ocorre estímulo dos órgãos genitais com a boca e/ou a língua. Assim como o sexo anal e vaginal, o sexo oral também precisa ser feito com uso de métodos de prevenção de infecção por ITS. É importante usar o preservativo nestas relações sexuais.

É normal sentir dores durante a relação sexual?

De forma geral não é normal. As dores nos órgãos genitais podem ser sinal de uma ITS ou de que o canal vaginal não estava bem lubrificado antes da penetração do pénis no momento da relação sexual. Por isso é importante averiguar junto a um profissional de saúde quais são as causas das dores.

A relação sexual vicia?

A relação sexual não vicia, porém algumas pessoas podem apresentar distúrbios psicológicos que fazem com que a todo momento pensem em manter uma relação sexual levando o jovem ou a jovem a ter dificuldades em concentrar-se e fazer suas actividades do dia-a-dia. Quando isto acontece é necessário ter acompanhamento psicológico de modo a levar uma vida normal.

A mulher também ejacula?

Sim. A sensação de orgasmo é ligeiramente diferente do homem porém as paredes vaginais contraem-se e pode sair um líquido vaginal o que normalmente pode ser considerado como uma ejaculação.

Corro algum risco se fizer sexo com meu namorado sem protecção?

Quando há sexo sem protecção há possibilidade de uma infecção por uma ITS e corre ainda o risco de ter uma gravidez indesejada. Por isso é muito importante usar o preservativo feminino ou masculino em todas relações sexuais e informar-se sobre os outros métodos contraceptivos disponíveis nas Unidades Sanitárias.

Ficar muito tempo sem fazer relação sexual, faz mal a saúde?

Não há mal algum em passar muito tempo sem manter uma relação sexual. Isso chama-se abstinência sexual e mantém o indivíduo livre de uma gravidez indesejada e das ITS. Cada pessoa tem direito a escolher quando iniciar ou parar a actividade sexual.

O apetite sexual entre homens e mulheres é diferente?

Sim. Fisiologicamente os homens têm tendência a ficar mais facilmente excitados que as mulheres porém é possível dentro de uma relação sexual equilibrar o desejo sexual entre os parceiros e garantir que a mulher tenha prazer sexual na mesma medida.

Na primeira relação sexual é importante usar o preservativo?

Em todas relações sexuais é importante usar o preservativo (feminino ou masculino) como método contraceptivo e de prevenção de infecções por ITS.

Posso engravidar na primeira relação sexual?

Nao importa se e a primeira relacao sexual ou nao. Quando uma mulher encontra-se no seu período fertil e nem ela nem o seu parceiro usam um metodo contraceptivo pode engravidar. Para mais informacoes visite um centro de saúde ou SAAJ mais proximo de si, continue enviando suas duvidas para nos.

O que é orgasmo?

O orgasmo é o nível mais alto de prazer sexual, é o momento de prazer físico intenso por todo corpo.

É possível uma pessoa virgem não sangrar na primeira ralação?

Sim. Nem sempre há sangramento na primeira relação sexual. As condições físicas de cada mulher são diferentes, algumas podem ter sangramento considerável e outras, praticamente nenhum sangramento.

O homem pode urinar na vagina de uma mulher durante o acto sexual?

Normalmente um homem pode controlar a saída de urina mesmo que esteja no momento de relação sexual. Por isso é possível mas pouco provável que isso aconteça fora do controlo do homem. É importante garantir que se estiver com vontade de urinar faça-se antes de manter a relação sexual.

Porquê as vezes o homem ejacula nas noites?

Alguns sonhos eróticos ou com alguém que gostamos podem causar ejaculações nocturnas que são completamente normais. Em alguns momentos pode haver um sonho em que o jovem está manter relações sexuais e haver um efeito no corpo que provoque a ejaculação.

A perda da ereção nos homens tem cura?

Sim, muitos homens têm tido perda de ereção devido a muitos factores como, ansiedade, ITS não tratadas, Stress, ou outro tipo de problemas com o seu sistema reprodutivo. Por isso é importante consultar-se com um urologista, dirigir-.se ao SAAJ ou uma Unidade Sanitária.

Será que é normal o homem as vezes acordar com o pénis erecto logo de manhã?

Sim, pode ser que queira urinar ou tenha pensado em algo que lhe deixou excitado.

A masturbação vicia?

Costuma se dizer que tudo em excesso faz mal, mas quando bem feito não tem mal nenhum. Por isso é importante estar atento para perceber se a vontade de masturbar-se tem prejudicado a prática das suas actividades diárias. No caso de haver um exagero deve-se procurar uma Unidade Sanitária ou SAAJ para informar-se.

A masturbação não é prejudicial a saúde?

Não. Desde que não se use nenhum objecto não concebido para a masturbação. A masturbação é uma forma segura de nos conhecermos e nos auto satisfazermos sexualmente.

Sofro de ejaculação precoce. O que devo fazer?

Deves marcar consulta numa unidade sanitária mais próxima ou procurar ajuda no Serviço Amigo Adolescente e Jovem.

O tamanho do pénis importa numa relação sexual e ele cresce mais se eu utilizar sempre?

O tamanho do pénis não interfere na relação sexual, e nem com o numero de vezes que e feito a relação sexual. E a utilização do mesmo, assim como o número de relações sexuais não interfere no tamanho do pénis.

Tira as tuas dúvidas com o SMS Biz! Envia um SMS com a palavra “juntar“ para o 9 22 22. É de borla e confidencial.

Ler a seguir:

Perguntas frequentes: ITS

Tem algo a adicionar a este artigo?

Comentar
20 Comentars

Mireya 15 Agosto 2019

Depois da primeira relação sexual e normal que a menina tenha fortes dores na região da bexiga?

Relatório

Gama 6 Agosto 2019

Uma vagina tem quantos metro de profundidade?????

Relatório

Dattebayo 4 Agosto 2019

AQui Em Moz a Muitos Tabus Sobre Sexo Principalmente Nas Meninas, Acho Que Elas Devem Mudar De Mentalidade

Relatório

Anónimo 4 Agosto 2019

Oi gente Oque é orgasmo feminino?

Relatório
The Internet of Good Things