101 Image

Introdução à Menstruação

Respostas a todas as questões que você tinha muita vergonha de fazer

Quando terei o meu primeiro período?

Varia, mas a maioria das meninas tem o seu período entre os 10 e 15 anos de idade.

Quanto tempo vai durar o meu período?

Geralmente, os períodos duram entre dois e sete dias, mas todas as meninas são diferentes. Se o seu período dura muitas vezes mais de sete dias, fale com um dos pais, professora, enfermeira ou médica.

Quanto sangue irei perder?

Pode parecer muito, mas é apenas cerca de três colheres de sopa no total.

Vou sangrar a mesma quantidade em cada dia do meu período?

Não. Você terá um maior fluxo no primeiro dia do seu período e gradualmente diminui até que parar depois de alguns dias. Isso significa que você vai precisar de mais produtos higiénicos absorventes no primeiro dia do seu período em relação ao último.

E se eu não tiver um produto higiénico comigo e estiver longe de casa?

Se uma professora ou amiga não puder ajudar, você pode dobrar um lenço ou papel higiénico para fazer um absorvente temporário e usá-lo na sua roupa interior. Isso não vai durar muito tempo, mas pode ajudar até encontrar algo mais adequado.

Alguém vai saber que estou no meu período?

Não. A menos que você decida dizer, ninguém saberá que você está no seu período, pois não há sinais de menstruação visíveis para mais ninguém. Contudo, é uma boa ideia dizer a um membro da família ou amiga, caso seja o seu primeiro período e precise de ajuda.

Posso ir à escola e praticar desportos?

Sim! Não há nenhuma razão para se afastar da escola ou parar de praticar desportos como de costume. Apenas tenha a certeza de levar consigo produtos higiénicos, caso precise de os mudar durante o dia na escola.

Ainda não comecei meu período! O que devo fazer?

Somos todos diferentes e os nossos corpos se desenvolvem em ritmos diferentes. Isso não é nada para se alarmar e falar com uma professora pode ajudá-la a entender o que está a acontecer. Considere apenas consultar um médico caso tenha mais de 16 anos e o seu período ainda não começou; caso a sua rotina de período dura sete dias ou mais; ou caso o seu período comece e, em seguida, pare de repente.

Qual é a diferença entre absorventes descartáveis e absorventes de tecido?

Os absorventes descartáveis são usados uma vez e jogados fora, ao passo que os absorventes de tecido podem ser usados, lavados e reusados logo que estejam secos.

Preciso ver um médico quando começo a menstruar?

Não. A menstruação é normal e natural.

Os meus períodos não vêm uma vez por mês como das outras meninas. O que devo fazer?

Não entre em pânico. Para o primeiro ou segundo ano após o seu primeiro período, o período pode ser um pouco irregular. Isto deve-se ao facto do seu corpo levar algum tempo a se ajustar. Além disso, esteja ciente que algumas meninas têm os seus períodos a cada 21 dias, enquanto outras têm a cada 35 dias. A média é de cerca de 28 dias.

Próximo artigo:

Próximo